LEA Jr. Consultoria no Mutirão da Saúde "Clinic Abroad Program"

Posted in ,

por Jhader Cerqueira do Carmo

   Indubitavelmente, o projeto de cooperação internacional que configura Ilhéus e Davenport (Iowa, EUA) como cidades-irmãs, tem trazido benefícios em geral para ambas as localidades. Uma dessas vantagens foi o Clinic Abroad Program (Programa Clínica no Exterior), projeto que percorre o mundo prestando assistência médica em quiropraxia para comunidades em situação de carência desse serviço.
   A ação social aconteceu no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, entre os dias 19 e 25 de outubro de 2012. Para prestar o atendimento, esteve presente uma equipe da Palmer College of Chiropractic, uma das mais conceituadas instituições no ramo da quiropraxia, composta por estudantes, professores e médicos que cumpriram eficientemente sua missão inicial: oferecer tratamento gratuito para mais de duas mil pessoas.
   A participação dos jovens talentos do curso LEA (Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais) foi de extrema importância, pois estes fomentaram um atendimento mais efetivo como mediadores linguísticos, permitindo a comunicação entre os graduandos norte-americanos e a população baiana. Ademais, foi uma grande oportunidade para os estudantes do LEA utilizarem seus conhecimentos em prol da comunidade, além de experimentarem uma vivência linguística e cultural praticando os conhecimentos agregados na aprendizagem do curso.


   Primeiramente, a iniciativa de voluntariado social nasceu na LEA Jr. Consultoria, que divulgou a proposta no meio acadêmico da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz). Os discentes do LEA responderam com entusiasmo à ação comunitária, refletindo no bom desempenho da representação do curso perante a sociedade ilheense.
   Segundo um dos organizadores do evento, essa foi a primeira vez que o mutirão da saúde contou com tantos voluntários, para cada um dos 18 graduandos da Palmer, havia um estudante do LEA interpretando os comandos e diagnósticos dados no atendimento.  Os universitários norte-americanos estavam muito agradecidos e ressaltaram que não teria sido possível executar o que foi devidamente feito sem o auxílio da equipe do LEA.
   Ao final do evento, a LEA Jr. Consultoria firmou compromisso em auxiliar, sempre que possível, todas as atividades do projeto de cooperação Ilhéus-Davenport. O mutirão da saúde acontecerá novamente em 2013 e os discentes do LEA, liderados pela LEA Jr., já confirmaram presença.